Curiosidades




Tira Manchas


. Manchas de ferro de passar roupa: aplique vinagre com sal.

. Manchas lustrosas em roupas pretas: com uma escova, passe café preto sem açúcar.

. Caneta: utilize álcool 90° ou coloque leite quente e esfregue até que as manchas desapareçam, sem desbotar o tecido. Lave em seguida.

. Café: uma pedra de gelo no local é suficiente.

. Chiclete: passe uma pedra de gelo por baixo do tecido em que o chiclete está grudado.

. Gordura: esfregue sabão neutro sobre a mancha e jogue água fervente em cima. Após, esfregue e lave normalmente.

. Banha, manteiga, azeite: nunca use o ferro quente tentando derreter a mancha gordurosa. O certo é cobrir imediatamente as manchas com talco ou maisena. Coloque um peso sobre a mancha para que o produto absorva a gordura do tecido. Depois, lave a roupa normalmente. Sal dissolvido em amônia também costuma ser eficaz na eliminação de gorduras.

. Tinta: coloque leite azedo ou soro de leite sobre a mancha. Mantenha a mancha embebida de um dia para outro. Acelere a ação do leite esfregando um pouco de sal sobre a mancha.

. Tinta de máquina de escrever: limpe com uma mistura de água morna, suco fresco de limão e leite azedo.

. Vinho: lave apenas com água sem sabão e exponha ao sol.

. Vinho Tinto: água fria e um pouco de amoníaco.

. Sangue: use apenas água fria. A quente pode fixar as manchas. Cubra a mancha com uma boa quantidade de maisena. Espere que o tecido seque e limpe com uma escova. Uma pasta do preparado usado para amaciar carner e água fria também serve para eliminar manchas de sangue.

. Sangue Seco: suco de limão ou água oxigenada 20 volumes. Lave em seguida. Se a mancha persistir, tente mergulhar a peça em água com amoníaco até desaparecer. Depois, lave normalmente.

. Frutas: despeje uma mistura de detergente e água fervente sobre o tecido. Em panos sintéticos, lave somente com água. Só utilizando sabão depois que a mancha sumir completamente.

. Batom: passe miolo de pão branco. Mancha antiga sai com álcool ou tetracloreto de carbono. Um pouco de vaselina sobre a mancha facilita a remoção. Em roupas escuras, esfregue o local com fixador de cabelos (laquê) e, em seguida, passe uma escova de cerdas firmes.

. Ferrugem: ácido oxálico ou suco de limão.

. Esmalte de unhas: limpe com acetato de amila e lave. Se o tecido resistir à limpeza com acetona ou qualquer outro preparado para a remoção de esmalte de unhas, aplique o produto pelo lado avesso do pano.

. Mofo: deixe as roupas muito mofadas de molho no soro do leite de um dia para o outro. Lave normalmente. O sol também elimina o mofo das roupas. O vinagre elimina alguns tipo de mofo. Normalmente, lavagens e seco ou som sabão em pó costumam limpar as manchas de mofo nas roupas.